quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Edital de Exposição de Ilustrações e Mini-Biblioteca Itinerante





A 1ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul - 1ª CRE – criou o Projeto “Tecendo Histórias, Traçando Ideias”, a ser desenvolvido em 2013, que integra um conjunto de ações de incentivo à produção artística no âmbito educacional.
       A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ/Regional RS – é uma das entidades convidadas a participar do projeto, e para tanto, cria o Edital para participação de seus associados na ação: Exposição de Ilustrações e Respectivas Obras – nos moldes de mini-biblioteca itinerante, nas 11escolas selecionadas pela1ª CRE e na Casa de Cultura Mário Quintana.


EDITAL
Da finalidade:

Escritores e ilustradores associados da AEILIJ-Regional RS, fundamentados na interação entre palavra e imagem de forma abrangente e inclusiva, concorrem para a realização de uma exposição de trabalho literário em LIJ que objetiva:
- assegurar visão completa da obra literária constituída por texto e ilustração
- habituar a comunidade escolar – alunos, pais, professores e comunidade – ao convívio com a literatura, arte e cultura em seu ambiente escolar

Farão parte da exposição:

- Os livros de literatura infantil e juvenil de autoria de escritores associados, inscritos e selecionados
- As ilustrações criadas e publicadas em livro pelos ilustradores associados, inscritos e selecionados
         
- Estão habilitados a participar da exposição de ilustrações e mini-biblioteca itinerante, todos os escritores e ilustradores associados ativos da AEILIJ/ Regional RS.




Da inscrição e seleção dos participantes

1. A participação dos autores de imagem ou de texto será assegurada mediante preenchimento de ficha de inscrição. (anexo 1)
2. Cada escritor de LIJ poderá inscrever de 01 a 03 obras diferentes de sua autoria, de preferência, ilustradas por ilustrador associado ou pelo próprio escritor como ilustrador.

A ficha de inscrição se fará acompanhar de 01 a 03 exemplares de cada obra inscrita. Os livros inscritos não serão devolvidos; serão doados posteriormente, através da 1ª CRE, às bibliotecas das escolas.

Não serão aceitas coletâneas de vários autores de texto.

3. Cada ilustrador de LIJ poderá inscrever de 01 a 03 obras onde conste ser o ilustrador, de preferência, obra de autoria de escritor associado ou de sua própria autoria como escritor.

A ficha de inscrição se fará acompanhar de 01 a 03 exemplares de cada obra inscrita. Os livros inscritos não serão devolvidos; serão doados posteriormente, através da 1ª CRE, às bibliotecas das escolas.

Não serão aceitas coletâneas de vários autores de imagem.

4. O trabalho do ilustrador será restrito a exposição de 01(uma) ilustração já publicada em livro.

5. No caso em que não haja número suficiente de ilustradores habilitados, se recorrerá à seguinte situação:

- Aceitação de ilustração publicada em livro de LIJ por ilustradores não associados, desde que estes se comprometam a associarem-se até a data de 30 de janeiro de 2013.

- As condições expressas nos itens 3 e 4 valem para os ilustradores não associados.

6. As ilustrações deverão ser entregues:

- Em arquivo próprio, em CD, com ficha de identificação à parte (anexo 2) onde conste nome do ilustrador, título do livro e autor do texto, técnica utilizada na ilustração e ano.

- Deverão apresentar resolução mínima de 300 DPI e tamanho proporcional a uma folha A3, com orientação à escolha – vertical ou horizontal.

- Deverão ser entregues no Protocolo da 1ª CRE – Av. Farrapos, 151 – endereçadas ao Departamento Pedagógico – aos cuidados da Assessora Pedagógica Patrícia Langlois

- A impressão e montagem definitiva das ilustrações, em formato único, serão realizadas pela 1ª CRE

Da apresentação da exposição

1. As ilustrações serão apresentadas em formato único, com indicações de nome do ilustrador, título do livro e autor do texto, técnica utilizada e ano

2. A mini-biblioteca itinerante – conjunto das obras selecionadas - ficará disposta nas escolas participantes, de forma segura, em local que ofereça acesso ao manuseio pela comunidade escolar e visitantes e sob total responsabilidade da 1ª CRE.

3. A exposição e a mostra de mini-biblioteca ocorrerão no período de março a setembro de 2013 e terão o caráter itinerante. As apresentações se farão em sequência nas 11 escolas selecionadas pela 1ª CRE e na Casa de Cultura Mário Quintana.

4. Caberá à comunidade escolar, responsabilizar-se pela solenidade de abertura, ações de visitação, estudo e outras atividades a critério da mesma, durante o tempo em que cada escola estará sediando a exposição e a mini-biblioteca itinerante.





Cronograma

Das inscrições:

As inscrições serão feitas através de preenchimento de ficha de inscrição, enviadas por email  a   jamafag@terra.com.br no período de 09 a 18 de janeiro de 2013
As obras inscritas deverão ser entregues e  protocoladas no mesmo período no endereço da 1ª CRE, abaixo indicado

Da seleção:

A seleção dos profissionais inscritos, será realizada no período de 18 a 24 de janeiro. A comunicação dos resultados será postada no blog da AEILIJ Regional na data de 24 de janeiro

Da Entrega das ilustrações:

Não serão recebidos originais. O CD, com arquivo próprio e identificação, deverá ser entregue até a data de 30 de janeiro no seguinte endereço:

1ª CRE - Av. Farrapos, 151, Porto Alegre – Departamento Pedagógico – Aos Cuidados de Patrícia Langlois – Assessora Pedagógica


       
Porto Alegre, 07 de janeiro de 2013

Jacira Fagundes

Coordenadora da AEILIJ-Regional RS
Email: jamafag@terra.com.br
(51) 32333504/ 99547388







EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES E MINI-BIBLIOTECA ITINERANTE
FICHA de INSCRIÇÃO – anexo  1

AUTOR: __________________________________________________
E-MAIL: _________________________________________________
ENDEREÇO:
Rua _____________________________________________________
 Nº___________________
TELEFONES ______________________ BAIRRO ______________________ CEP __________
 CIDADE ____________________________________

ESCRITOR (  )         ILUSTRADOR (  )

Obra ou obras que deseja inscrever:
_________________________________________    Infantil (  )  Juvenil (  )
__________________________________________  Infantil (  )  Juvenil(  )
 __________________________________________  Infantil (  )  Juvenil(  )
Data da inscrição: _______________________





FICHA DE IDENTIFICAÇÃO – anexo 2

Ilustrador _________________________________________________
Livro ______________________________________________________
Autor _____________________________________________________
Editora _______________________________________________________
Técnica _____________________________________________________

Ano ___________________________________________________






























































Nenhum comentário: